21 de jul. de 2009 |
0
comentários
O fantasminha simpático dos gibis vai ficar ainda mais famoso em 2009. A conhecida "Turma do Penadinho", criada por Maurício de Sousa, se prepara para sair do papel e chegar às telinhas em episódios de desenho animado em 3D, com cerca de 11 minutos de duração cada. Quem fala sobre esta e mais novidades é o próprio desenhista, em entrevista por telefone ao UOL Crianças.
Desenho da "Turma do Penadinho" estréia em 2009
Penadinho fica gasoso
O desenho da "Turma do Penadinho" ainda não tem dia e mês de estréia definidos, mas os 26 episódios já estão sendo produzidos e um deles foi escolhido para abrir a série, chamado "Fantasma Intransponível" (leia trecho do roteiro abaixo). Embora o título seja provisório (Maurício diz que acha "difícil de falar"), a história está definida: "Penadinho bebe muito refrigerante e fica muito gasoso", adianta Mauricio, sorrindo. O novo "estado" do fantasma faz com que ele viva várias confusões tentando ficar "mais sólido", inclusive quando conta com a ajuda dos amigos. "Zé Vampiro joga pó de gelatina na boca dele e faz com que vire um pudim", conta. A situação, que já estava ruim, piora. "Ele começa a trombar com os outros, derrubar coisas e fica todo mundo com medo dele". A turminha do cemitério que conhece até a Dona Morte vai ganhar cenário em 3D "digno de uma Pixar", promete Mauricio, referindo-se ao estúdio norte-americano que criou animações como "Wall-E". O novo desenho está sendo produzido no Brasil pelo estúdio Digital 21, em São Paulo, e terá mais um atrativo: terminam com clipes musicais inéditos. Mesmo garantida para a programação da TV Cultura, ainda é possível que o desenho vá para outros canais interessados, segundo Mauricio. Além do projeto do "Penadinho", o "Horácio", outro personagem dos quadrinhos, está no forno para protagonizar um filme em 3D, mas ainda não tem data de estréia disponívelTirinha da Magali
Sucesso da "Turma da Mônica Jovem" é um dos destaques do ano para Mauricio de Sousa
Qual foi o principal destaque deste ano para os personagens de Mauricio de Sousa? Em entrevista ao UOL Crianças por telefone, o desenhista mostra que a resposta está na ponta da língua: o sucesso da . Lançada em agosto de 2008 em estilo mangá, a série de revistas chegou no número quatro com uma polêmica: o beijo entre Mônica e Cebolinha, numa edição que atingiu 400 mil exemplares (a edição número um tinha previsão de 80 mil e ganhou mais 150 mil logo de cara).
As reações dos leitores sobre o "selinho" foram acompanhadas de perto por Mauricio. "As meninas adoraram, mas para os meninos parece ter passado batido", diz. Houve ainda, segundo ele, quem não concordasse com o "namorico" e quisesse que tudo continuasse como nas histórias clássicas, em que os personagens têm oito anos de idade, ou os que quisessem que o romance fosse mais longe.
Para ficar por dentro das opiniões, o desenhista diz usar bastante a internet, principalmente a comunidade da "Turma da Mônica" no Orkut, e garante que muitas das sugestões passaram a ser incorporadas nos quadrinhos para deixar a revista interativa. "Temos feito alterações nas histórias. O desafio é diferente, você não está sozinho na construção. É algo dinâmico", diz.
Um exemplo disso é a possível participação do Chico Bento no gibi adolescente. "Até agora ele não vai entrar, mas se o público me der uma boa sugestão pode ser que eu goste". Para as pesquisas online, Mauricio diz que procura leitores sensatos e bem informados, inclusive os que entram com "nicks" Mauricio de Sousa. "Sou mais um com este nome na comunidade", brinca. "Fico impressionado como alguns dizem coisas que realmente existem", diz sobre seus "covers".
Além das avaliações do mundo virtual, têm peso as opiniões das pessoas na rua, dos roteiristas e das pessoas próximas, com destaque para as do filho Marcelo, de 10 anos, fã de mangá. "Antes que ele preferisse ler "Naruto" que a "Turma da Mônica", criei a história jovem", brinca, afirmando que Marcelo é um dos primeiros a ler a nova revista.
Thais Oliveira de Paula
Marcadores:
rEVISTA TM E TMJ

0 comentários:
Postar um comentário